sábado, 11 de dezembro de 2010

Bolo de maçã, aveia e frutas secas.


Este bolo eu levei para a confraternização da faculdade e foi um sucesso.
Então vou ensiná-los a fazer, é uma baba, não tem segredo, mas é muito gostoso, você poderá prepará-lo para a ceia de natal, pode ser servido acompanhado de sorvete também.
É um bolo super saudável.

Ingredientes: 3 ovos, 1 copo de óleo, meio copo de leite,2 xícaras de açúcar mascavo,1 xícara e meia de farinha de trigo, meia xícara de aveia, 2 maçãs cortadas em cubos,uvas passas, frutas cristalizadas ou nozes a gosto, 1 colher de fermento para bolo, 1 colher de canela em pó,frutas e acúcar de confeiteiro para decorar.

Modo de fazer: Bata no liquidificador o leite, os ovos e o óleo,coloque esse líquido em uma vasilha, adicione o açúcar, o trigo,  a aveia e misture com uma colher.
Depois junte a maçã, o fermento, a canela e as frutas secas de sua preferência.Asse em forno médio por aproximadamente 35 minutos.
Faça uma calda com 3 colheres de açúcar de confeiteiro e 2 de água, coloque sobre o bolo ainda quente, assim ele fica mais úmido ainda, depois é só polvilhar açúcar por cima do bolo e decorar com frutas.
Fica divino.



quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Delícia da Bahia, bobó de camarão.

Oi gente, mais uma vez vou compartilhar com vocês meus dotes culinários.
Desta vez vou ensinar a receita de um prato chique e fácil de fazer, o bobó de camarão.
E para aqueles que ainda têm preconceito com a culinária baiana e justificam isto pelo fato desta usar o dendê como ingrediente indispensável aqui vai uma informação,não precisam se preocupar mais,está comprovado científicamente, 2 colheres de dendê diário ajuda a diminuir o colesterol ruim.
Se você ainda não acredita veja isto:
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/12/pesquisa-mostra-que-oleo-de-dende-pode-ajudar-diminuir-o-colesterol.html
Bem mas vamos ao que interessa, o bobó, afinal de contas eu ainda não sou uma cientista, apenas cozinho,rss rss!

Bobó de camarão.

Ingredientes:
1 kg de mandioca
2 garrafinhas de leite de coco
1 kg de camarão fresco
2 tabletes de caldo de legumes ou de peixe
1 lata de molho de tomate pronto
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 colher de azeite de oliva
meio pimentão picado
coentro
sal e pimenta a gosto
e 2 colheres de azeite de dendê ( recomendado pelos cientístas)

Modo de fazer:
Cozinhe a mandioca com 1 tablete de caldo de legumes ou de peixe. Deixe esfriar um pouquinho,não muito se não endurece, retire a fibra que tem no meio da mandioca para facilitar, acrescente 1 garrafinha de leite de coco e bata no liquidificador, bata de duas vezes para não quebrar seu liquidificador, pois é um creme pesado.
Em uma panela refogue 1 dente de alho, a cebola e os camarões até ficarem firmes, depois junte o pimentão e o molho de tomate,deixe refogar por aproximadamente uns 7 minutos para soltar o sabor do camarão no molho.
Depois é só juntar o creme de mandioca ao molho de camarão,acertar o sal e a pimenta, colocar o dente de alho picado restante, o coentro, a outra garrafa de leite de coco e o azeite de dendê.
Decore com camarões fritos e um pouquinho de leite de coco, como eu fiz.
Fácil não é?

Acompanhamentos:
Arroz com açafrão e suco de maracujá.






Dicas:
-Se você quer economizar, compre o camarão cinza sem limpar dia de quarta- feira naquele hipermercado mais barato, mais barato...eu geralmente compro a R$ 9,90 kg.
-Prefira comprar a mandioca limpa, facilita e você já fica sabendo a quantidade ideal, pois o pacote pesa 1 kg.
Faça  o bobó e impessione!





segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Como boa baiana que sou,tudo é festa, até mesmo torcer por um time que não é o seu

Gente,sou baiana mas torço pelo time do Flamengo.
Porém no último dia 27/11/10(sábado) fui convidada por um casal de amigos a ir ao estádio do morumbi assistir ao jogo do Bahia x Bragantino (série B), era um jogo para comemorar o retorno do Bahia à série A do campeonato brasileiro.
Relutei um pouquinho, mas assim que me disseram que ia ter show aceitei na hora, não que eu não goste de futebol, pois gosto muito, já até joguei no time de minha cidade,  eu era zagueira.rsss...VERDADE!
Levei minha filha e meus sobrinhos, todos estávamos nos comportando como torcedores do time do Bahia, e nossa empolgação foi tanta que chamamos a atenção do canal sportv e fomos confundidos com torcedores fanáticos do Baêa,como diz a torcida.
Bem , é verdade que como boa baiana torço pelo bom desempenho dos times de lá, mas confesso que o que me motivou a ir foi o show do Ricardo Chaves.
As crianças ficarm super contentes, foi a primeira
vez que foram a um grande estádio de futebol.
Ficaram todas empolgadas também por terem aparecido na Globo.
Foi uma tarde de sábado maravilhosa, tudo na mais absoluta paz e alegria, muito diferente do que estamos acostumados a ver em partidas de futebol.
Então quero deixar aqui uma dica, se você quer levar seu filho a um estádio, prefira levá-lo em dias de jogos de times que não são de São Paulo e de times pequenos.
Bem é verdade que como boa baiana torço pelo bom desempenho dos times de lá.
Foi muito bom, valeu torcida o Baêa pela acolhida
assistam o vídeo da reportagem  http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1384486-7824-BAHIA+COMEMORA+COM+FESTA+O+RETORNO+A+SERIE+A,00.html

Fotos = (observação: a data e hora da máquina estavam erradas)